sábado, 25 de julho de 2009

Ser Pedagogo....



Qual seria a verdadeira identidade de um pedagogo?

Ganhar um salário sem nenhum sacrifício?

Ser pago apenas para brincar com crianças?

Ser “TIA”?

De acordo com o dicionário Aurélio pedagogo significa: Profissional ou especialista em pedagogia; o que estuda e aplica a ARTE DE EDUCAR. Em minha concepção ser pedagogo é ser bem mais que um mero educador, é ser um semeador de idéias, é ser capaz de criar um lindo desenho em uma folha em branco.

Um pedagogo de verdade necessita de noções básicas de português, matemática, artes, geografia, historia e ciências, e o mais importante precisa ter a habilidade de tocar seu aluno através da AFETIVIDADE e pra isso não existe graduação e extensão, não existe lugar que forme um ser humano para afetividade, isso é uma prática que se traz consigo e se entrega ao outro sem intenção de receber algo em troca.

Penso que nos dias atuais nem mesmo os pedagogos sabem a importância de sua profissão, por ser uma profissão tão menosprezada, tão negligenciada aos olhos do mundo.

Mas de uma coisa você pode ter certeza sem PEDAGOGOS não existiriam advogados, doutores, fisioterapeutas, televisões e até mesmo computadores.

Não se constrói uma casa começando pelo telhado, é necessário um alicerce forte.

Não se constrói um cidadão sem um PEDAGOGO!

E sendo assim quando você se propuser a falar dessa profissão seja coerente e inteligente para ser capaz de definir algo tão magnífico. E quando você optar por essa profissão faça sua escolha ciente de seus deveres como tal. Terás que ser capaz de ser um educador, ter habilidade de educar, amar, cuidar, respeitar, formar idéias, formar seres críticos, formar CIDADÃOS. Quando optar por essa profissão acredite você será capaz de mudar não o mundo, mas uma parte dele crie em seus alunos alicerces fortes e seguros, em uma construção o temporal pode até balançar as estruturas, mas se alicerce for bom as paredes continuarão de pé...

Daqui a Cem Anos, Não Importará o Tipo de Carro que Dirigi o Tipo de Casa em que Morei Quanto Tinha Depositado no Banco, Nem que Roupas Vesti. Mas o Mundo Pode Ser um Pouco Melhor Porque "Eu Fui Importante na Vida de Uma Criança

2 comentários:

  1. amei amiga...vc é a pedagoga que o mundo tanto precisa...se um decimo dos professores tivessem essa visao tao apaixonante, comessariamos a mudar o mundo ....

    ResponderExcluir
  2. ACHO QUE UMA DAS MAIORES DADIVAS DO PROFISSIONAL DO SEMEAR ,E TRAZER A CONSCIENCIA DA CRIANCA A SEU ENSINAMENTOS , POIS LUTAR CONTRA OS ENSINAMENTOS FUTEIS DO COTIDIANO E NA SUA MAIOR PARTE NOS ENSINAMENTOS MEDROSOS E TRADICIONAIS DOS PAIS NAO E TAREFA DE FACIL REALIZACAO.
    MACACO PENSANTE.
    (PARABENS NAYARA PELOS POST SIMPLES E TOCANTES)

    ResponderExcluir